PARIS, 17 de fevereiro de 2022 — O Forest Positive Coalition of Action do Consumer Goods Forum (CGF) publicou a primeira versão de seu Roteiro da Carne Bovina, um documento fundamental para os membros da FPC orientarem seus esforços na promoção de um futuro positivo para a floresta nas cadeias de fornecimento de carne bovina. Depois que a FPC lançou seu Grupo de Trabalho de Commodities da Carne Bovina em fevereiro de 2021, o Roteiro da Carne Bovina é o quarto Roteiro de Commodities da FPC.
Este Roteiro serve como um guia importante para ajudar a enfrentar o desafio do desmatamento e conversão associados à produção de carne bovina. Com o apoio técnico e estratégico dos parceiros da FPC, Proforest e Tropical Forest Alliance, os membros da FPC se alinharam em uma direção de trajetória para:
- Estabelecer expectativas mais amplas para que fornecedores e frigoríficos atuem em toda a sua base de fornecimento;
- Encontrar oportunidades de colaboração para impulsionar a transformação em todo o setor, elucidando o papel que os membros da FPC podem desempenhar e a contribuição que podem oferecer;
- Relatar o progresso de forma transparente para assegurar a responsabilização.
Um dos principais objetivos é criar cadeias de valor com fornecedores do início da cadeia que também estejam comprometidos com a implementação positiva para a floresta em todos os seus negócios.
A FPC também publicou um “Guia para Fornecedores Positivos para a Floresta de Produtos Derivados da Pecuária (Frigoríficos no Brasil)”. Este documento detalha como os frigoríficos podem adotar práticas de compras que, em última análise, permitirão que eles atinjam os objetivos da FPC. É importante ressaltar que a estratégia da FPC para o setor de carne bovina foi desenvolvida para complementar as melhores práticas já existentes no Brasil desenvolvidas por pecuaristas locais, frigoríficos e empresas de geomonitoramento.
A publicação desses dois documentos estratégicos vem após um profundo processo de consulta às partes interessadas. Durante esse processo, as partes interessadas, incluindo ONGs locais e internacionais, e frigoríficos de grande e médio porte no Brasil, foram engajados para ajudar a informar o desenvolvimento desses documentos.
Didier Bergeret, diretor de sustentabilidade do The Consumer Goods Forum, disse: “Este roteiro final é uma grande realização não apenas para a Forest Positive Coalition of Action, mas também para a indústria de bens de consumo e o setor de carne bovina em geral. Somos gratos às várias organizações e as partes interessadas que colaboraram conosco para chegar a esse marco, e esperamos apoiar as empresas à medida que implementam as ações do Roteiro e relatam de forma transparente seu progresso.”
Pedro Amaral, Gerente Sênior de Sustentabilidade da Mars, Petcare e co-presidente do Grupo de Trabalho da Carne Bovina da FPC, disse: “Este é um marco importante para nós, porque catalisa a ampla adoção de melhores práticas e colaboração para enfrentar as lacunas remanescentes na agenda de sustentabilidade da carne bovina”.”
Susy Yoshimura, Diretora de Sustentabilidade e Compliance do GPA/ASSAI, e Matthieu Riché, Diretor do Grupo de Responsabilidade Social Corporativa do Groupe Casino, disseram: “O ‘Guia para Fornecedores Positivos para a Floresta de Produtos Derivados da Pecuária’ define uma visão para a indústria, os princípios de cooperação entre todas as partes interessadas e uma aspiração conjunta para todos os membros do Grupo de Trabalho da Carne Bovina da Forest Positive Coalition.”
Paulo Pianez, Diretor de Sustentabilidade da Marfrig, disse: “Ficamos felizes em contribuir para o desenvolvimento do Roteiro e do Guia, complementando os aprendizados de nossas parcerias com a cadeia de valor no Brasil e em linha com os esforços para trazer isonomia para o setor. Estou confiante de que juntos construiremos uma indústria de carne bovina muito mais sustentável e inclusiva”.
Isabel Garcia, gerente do Imaflora, disse: “O trabalho e as referências do CGF são muito valiosos para fortalecer os compromissos e iniciativas em torno da agenda de sustentabilidade da carne bovina no Brasil. A sinalização do mercado é clara e se baseia no Programa Boi na Linha, evidenciando que é possível conciliar produção e consumo responsáveis”.
A FPC foi formada em 2020 pelo Consumer Goods Forum (CGF) e reúne 21 dos maiores varejistas e fabricantes do mundo, com um valor conjunto de mercado de cerca de US$ 2 trilhões, para tomar ações coletivas para remover o desmatamento, a conversão e a degradação florestal das principais áreas cadeias de fornecimento de commodities. Para maiores informações sobre as ações da FPC para criar um futuro positivo para a floresta, visite o site da FPC e leia o Relatório Anual de 2021.
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Sobre a Forest Positive Coalition of Action
O Forest Positive Coalition of Action do Consumer Goods Forum (CGF) é uma iniciativa liderada por CEOs que representa 21 empresas membros do CGF que estão comprometidas em alavancar ações coletivas e acelerar esforços sistêmicos para remover o desmatamento, a degradação florestal e a conversão das principais cadeias de fornecimento de commodities. Lançada em 2020, a FPC representa uma mudança dinâmica na abordagem do setor para impedir o desmatamento: ao mobilizar a posição de liderança das empresas membros para construir parcerias com várias partes interessadas e desenvolver estratégias eficazes de implementação e engajamento, a FPC reúne diversas partes interessadas visando um impacto sustentável. Esses esforços apoiam o desenvolvimento de negócios positivos para a floresta que impulsionam mudanças transformacionais em paisagens-chave e cadeias de fornecimento de commodities, fortalecendo a resiliência de comunidades e ecossistemas em todo o mundo.
Para saber mais sobre a Forest Positive Coalition of Action, visite www.tcgfforestpositive.com.
Sobre o Consumer Goods Forum
O Consumer Goods Forum (“CGF”) é uma rede global e equitativa da indústria que é conduzida por seus membros para incentivar a adoção global de práticas e padrões que atendem à indústria de bens de consumo em todo o mundo. Ele reúne os CEOs e a alta administração de cerca de 400 varejistas, fabricantes, prestadores de serviços e outras partes interessadas em 70 países e reflete a diversidade do setor em geografia, tamanho, categoria de produto e formato. Suas empresas associadas somaram vendas de 4.8 trilhões de Euros e empregam diretamente quase 10 milhões de pessoas, com mais 90 milhões de empregos associados estimados ao longo da cadeia de valor. É governado por seu Conselho de Administração, composto por mais de 55 CEOs de fabricantes e varejistas.
Para maiores informações, visite o site: www.theconsumergoodsforum.com.
Para maiores informações entre em contato:
Didier Bergeret
Diretor, Sustentabilidade
The Consumer Goods Forum
[email protected]
Madelaine VanDerHeyden
Responsável, Comunicação
The Consumer Goods Forum
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